Grécia – Um novo grupo da guerrilha urbana se responsabiliza pela morte dos dois neonazis baleados em Atenas.

Retiramos do site Contrainformate e traduzimos:

antifa

Segundo informou a imprensa burguesa grega Kathimerini na sua versão digital e que difundiram os meios oficiais e contra-informativos da Espanha e de outros países, uma nova formação de guerrilha urbana, desconhecida ate o momento e que se autodenominaria “Forças Revolucionarias Populares Combativas” teria assumido a responsabilidade pelos disparos que terminaram com a vida de dois membros do partido neonazi Amanhecer Dourado no bairro de Nea Heraklio, em Atenas, na noite do 1 de novembro.

Segundo a informação disponível a respeito, uma chamada anônima a jornalistas do portal de noticias Zougla.gr comunicou que em uma lixeira perto do monumento da resistência nacional (um monumento em Atenas que homenageia a todxs os assassinadxs pela ocupação nazi do país durante a 2ª Guerra Mundial) se tinha deixado uma sacola com uma envelope no interior da qual tinha um cartão de memória que continha a reivindicação.

Dita apologia começava com uma citação de Buenaventura Durruti na qual o conhecido anarquista afirmava a execução política dos dois fascistas como um ato de vingança pelo assassinato de Pavlos Fyssas, rapero e ativo antifascista, cometido por um membro do Amanhecer Dourado, Giorgos Roupakias, semanas antes. Além do mais, o comunicado denunciaria a situação de vulnerabilidade e agressão constante que sofrem os imigrantes na Grécia e advertiria de que essas duas mortes são somente o começo de uma campanha intensa contra o partido fascista e os seus membros.

Por outro lado, como já informou esse blog (ver no blog contrainformate) junto a outras duas noticias relativas a ações antifascistas realizadas nos últimos dias (um ataque incendiário em uma churrascaria mantida por um neonazi em Heraklion e enfrentamentos entre antifascistas e militantes do Amanhecer Dourado em Rethimno), xs neonazis tentaram uma emboscada a um jovem antifascista em Larisa no passado 12 de novembro. O companheiro foi seguido por um carro dirigido por essa escoria e do qual se teria baixado um assaltante que o atacou sem acertar (por sorte) com uma faca e que ia acompanhado por outro que levava uma pistola. Afortunadamente a covardia dxs fascistas lhes fez fugir antes de poder machucar de verdade ao companheiro, enquanto se deram conta da presença de várixs transeuntes que observavam a cena.

Nenhum respiro para xs fascistas!

Video do assassinato dos fascistas:  http://www.youtube.com/watch?v=sOg10Yr4_HA

http://vozcomoarma.noblogs.org

 

 

This entry was posted in ANTIFASCISTAS, grecia, Guerra Social. Bookmark the permalink.