França: Surge em Bagnolet um novo espaço auto-gestionado

Recebemos no e-mail:

Novo espaço libertário na cidade de Bagnolet, chamado La Bouquinerie (A Livraria), mistura livraria e biblioteca. A seguir, uma breve apresentação deste projeto autogestionado, inaugurado há poucas semanas:

bibliothek

Quê?

O lugar esteve vazio por mais de 10 anos. Nós fizemos dele nossa casa, um squat (em novembro de 2012). Decidimos renovar a antiga loja para fazer dali um espaço não comercial, uma livraria com livros, brochuras, emprestáveis gratuitamente e sem inscrição. Livros e brochuras como quadrinhos, livros infantis, literatura, livros de línguas, guias práticos, textos e obras teóricas e políticas que privilegiem temas de contestação, lutas sociais e de revolta. Ali também organizaremos eventos de partilha, de trocas e de encontros, shows, debates e projeções.

Quem?

Nós somos um coletivo de indivíduos agrupados em torno das lutas sociais e das revoltas contra o capitalismo e o Estado, numa perspectiva de um mundo livre de todas as formas de opressão e dominação. Não nos coligamos a nenhum partido, sindicato ou organização formal para privilegiar os princípios de autonomia e de auto-organização.

Como?

A livraria é um espaço autogerido. Isso significa que o lugar será o que fizermos dele. Cada pessoa pode propor de enriquecer o projeto via doações e contribuição de obras, de sugestões, de propostas, de leituras; e porque não, segundo as afinidades, as iniciativas, discussões e encontros. Também, porque desejamos que o lugar seja aberto e não exclusivo, nós não vamos permitir que ali se propague atitudes ou discursos autoritários ou opressivos: racistas, sexistas, reacionários, de desprezo classista, etc. Todas as atividades (e mostras) no espaço serão gratuitas. Teremos por vezes crepes veganos e chá (e você poderá também trazer alguma coisa).

Onde?

No nº 135 da Avenida Pasteur, 93170, Bagnolet. Para nos contatar: la-bouquinerie[arroba]riseup.net.

This entry was posted in Guerra Social. Bookmark the permalink.