Montevidéu, Uruguai: Companheiros detidos em marcha estudantil foram processados sem prisão

520c14af30628

Na quarta-feira, 14 de agosto, no centro de Montevidéu, depois de  finalizada a passeata estudantil em memória do estudante Liber Arce assassinado por policiais no agitado ano de 1968, as forças repressivas implantaram diferentes operações caçando as pessoas que participaram da manifestação, por causa dos enfrentamentos que aconteceram no ataque com pedradas ao Banco Comercial e a uma sucursal de McDonals na rua 18 de Julio.

Ademais dos ataques à policia com pedradas, bombas de pinturas e molotovs, foram atacados a pedradas umas caixas automáticas do Banco Comercial, Centro Militar e com pichações ao Ministério de desenvolvimento social com « Mineração morte » e « Policia assassina ». Também jogaram « Fogo ao capital » em um local de empréstimo e na faixa do restaurante McDonals, com o agregado « Mapuche resiste » e um simbolo dos anarquistas.

Na esquina da Cerro Largo e Tristan Narvaja, e após monitoramento de policiais infiltrados, dois companheiros foram presos pelo D.O.E. (Departamento de Operações Especiais). Os companheiros passaram a noite na 3ª seccional e às 9 horas da quinta-feira, 15 de agosto, foram levados ao tribunal de Bartolomé Mitre e Buenos Aires, onde prestaram declarações; por volta das 19 horas retornaram para a sede central da polícia e às 21 horas já estavam soltos.

Ambos foram incriminados sem prisão pela juíza Julia Starico, sob a acusação de “delito de danos agravados pela exposição pública dos bens danificados” e três meses de trabalhos comunitários, duas vezes por semana.

Não há nenhuma dúvida de que o que está sendo condenado não é o ato de participar de uma passeata, mas o que eles buscam com isso é, principalmente, gerar medo, dar uma lição a todos àqueles que não aceitam as condições de vida impostas pelos poderosos e os exploradores.

A luta está nas ruas, solidariedade com aqueles que lutam em qualquer lugar do mundo.

Se tocam em um, tocam em todos!

vidio da manifestação:

http://www.elpais.com.uy/informacion/informan-tiroteo-policias-marcha-estudiantil.html

This entry was posted in Guerra Social, Solidariedade. Bookmark the permalink.