Retirado de Contra info:
Na primeira hora do 17 de outubro de 2013, Paulo Roberto Pinho de Menezes, de18 anos, morreu a paulada dos agentes da UPP na favela Manguinhos no Rio. Os policiais imobiilizaram ao garoto e levaram ele por um beco escuro, onde o mataram a paulada. As circunstancias exatas do assassinato ainda não estão claras. Porém, sua mãe e outrxs vizinhxs têm confirmado que Paulo Roberto se encontrava entre um grupo de garotxs quando os policiais da UPP local realizaram um controle na favela.
Nas ultimas oras da tarde do 17 de outubro, xs jovens começaram a se rebelar e atacaram aos policiais com pedras, cheixs de raiva por causa do assassinato de Paulo Roberto. A brutal violência das forças repressivas aumentou mais ainda quando os policiais usaram munições reais causando feridas em varias pessoas. Uma menina de 17 anos recebeu o impacto da bala da policia numa perna e tiveram que mandar ela para hospital. Os desgraçados não duvidaram em ameaçar inclusive á irmã de Paulo Roberto, apontando-a com uma pistola.
O funeral do garoto se programou para a sexta 18 de outubro, dia no qual também foi convocado um protesto pela manha para denunciar o ultimo assassinato a cargo da policia.
Tem mais informações sobre o papel exato da UPP na limpeza das favelas em nome da preparação deste pais para a copa do mundo de 2014 e os jogos olímpicos de 2016, aquí. Também, pode ver aquí um video sobre outro assassinato na favela de Manguinhos em marzo de 2013.