[Chile] Mónica Caballero e Francisco Solar já estão em liberdade [Chile] Mónica Caballero e Francisco Solar já estão em liberdade

Recebido no email:

Os anarquistas chilenos Mónica Caballero e Francisco Solar chegaram na manhã de ontem (07/03) ao Aeroporto Internacional de Santiago como cidadãos livres, depois de terem sido expulsos da Espanha. O casal foi recebido por seus familiares e amigos.

Ambos passaram três anos e três meses encarcerados em diferentes prisões do Estado espanhol, sob a acusação de colocação de um artefato explosivo na basílica del Pilar de Zaragoza, no dia 2 de outubro de 2013.

A promotoria espanhola inicialmente buscou uma sentença de 44 anos para os acusados, mas eles receberam uma sentença de 12 anos em 2014. A defesa levou o caso de Mónica e Francisco ao Supremo Tribunal espanhol, onde a sentença foi reduzida a 4 anos e meio em dezembro passado.

Como recurso final, a defesa apresentou uma reclamação baseada na Lei Penal espanhola n.º 89, que estabelece que os estrangeiros podem ser deportados para o seu país de origem depois de terem passado um ano na prisão. A demanda foi aceita pelo Tribunal, resultando na expulsão de Mónica e Francisco ao Chile.

This entry was posted in Chile, Espanha, Guerra Social. Bookmark the permalink.