[Chile] Abre suas portas o Espaço Autônomo Social Yareta em Antofagasta!

Recebido no email:

chile-abre-suas-portas-o-espaco-autonomo-social-1

Um ano agitado, sem sombra de dúvidas, foi o que se viveu desde a trincheira antiautoritária na baía de Antofagasta. À realização de atividades temáticas por parte da Sociedade de Resistência, do Grupo Pampa Negra e do Jornal Anarquista El Sol Ácrata; à proliferação de feiras de propaganda antiautoritária (Agreste Eclosión, Feira Libertária El Gato Negro e Desértica Libros) e iniciativas de comida vegana (Jëngibre), se somaram a uma grande notícia; a abertura do Espaço Autônomo Social Yareta, que pretende ser um verdadeiro semeador de ideias e práticas de liberdade na costa do Deserto do Atacama.

Inaugurado recentemente, em 30 de outubro, em uma tremenda jornada, este espaço localizado na população O’Higgins de Antofagasta, resgata o nome da ancestral e resistente vegetação do planalto, Yareta, de propriedades medicinais e que quase foi levada ao desaparecimento por conta da mega extração de minério e a cumplicidade do governo chileno. Vale destacar, que foram encontradas espécies de até 3.000 anos, cuja enorme capacidade para resistir a condiç ões climáticas adversas só é possível de “sortear com picota em mãos”.

Em sintonia com estas características, o E. A. S. Yareta pretende gerar dinâmicas de resistência à exploração, dominação e saques neste território, para o qual orienta sua atividade com base em quatro princípios: Autogestão, Autonomia, Apoio-mútuo e Horizontalidade. Entre as iniciativas que hospeda se destaca a Biblioteca La Camanchaka, cuja abertura foi recebida calorosamente pelos vizinhos/as e afins que têm vindo demonstrar solidariedade, seja doando livros, se cadastrando como sócios /as ou pedindo materiais emprestados. Outra instância que começou recentemente neste Espaço Autônomo Social, é o “Ciclo de Cine: Pela Libertação da Terra”, que, ao longo de novembro e parte de dezembro tratará mediante material audiovisual e debates coletivos, a problemática do saque extrativista, o modelo neoliberal e sua devastação na região chilena. Também foi criado um grupo de estudo e preparação para a estandardizada PSU, que está tomando bons caminhos. Organismos aos quais serão adicionados, em breve, uma série de oficinas práticas para coletivizar conhecimentos e promover a autonomia. Sem dúvidas, virão muito mais atividades – como as “Sessões Ácratas”, convocadas pelo Grupo Pampa Negra para o fim do mês -, que esperamos permitam seguir incrementando ainda mais este espaço d e criatividade, experimentação e execução de nossas ideias de autonomia e emancipação.

Para continuar semeando a liberdade no Deserto, na costa, nos pampas e nas terras altas.

Viento Norte

Grupo El Sol Ácrata

Desde os rochedos de Antofagasta

periodicoelsolacrata.wordpress.com

This entry was posted in Chile, Guerra Social. Bookmark the permalink.