[RIO DE JANEIRO-RJ] PUBLICADO O LIVRO PENSAMENTO E PRÁTICAS INSURGENTES

Recebido no email:

capa_frente

O presente livro é resultado de diversas contribuições feitas ao
primeiro seminário “Anarquismo: pensamento e práticas insurgentes”, realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2015², bem como de trabalhos de pesquisa do Núcleo de Estudos do Poder.
O seminário discutiu a crise contemporânea do Estado, do capitalismo e as insurgências e resistências anticapitalistas. O objetivo do seminário foi desenvolver uma reflexão crítica sobre as condições objetivas e subjetivas desse processo de crise e insurgência, indicando como saberes e práticas de resistência podem ajudar a descolonizar epistemologicamente as ciências sociais e liberar as vozes subalternas (e sua crítica prático-teórica do capitalismo e dos diferentes tipos de socialismo de Estado). As vozes e práticas que questionam a representação, a organização e a burocratização típicas da sociedade (pós) moderna-industrial (nas suas variantes estatista, neoliberal e socialista de Estado) não foram compreendidas adequadamente, seja a partir da ótica
marxista ou liberal (na sua vertente weberiana, durkheimiana, funcionalista e etc.), e é preciso um mergulho na análise de situações concretas, da história em movimento, para alcançarmos uma visão satisfatória.
O seminário pensou as insurgências contemporâneas, bem como a
contribuição da teoria anarquista clássica na interpretação e crítica da atual crise do capitalismo, do Estado e dos movimentos sociais. Determinante para isso foi a conjuntura brasileira pós-junho de 2013, que possibilitou a reflexão sobre as revoltas populares no mundo e sobre alternativas antissistêmicas. O presente livro está imerso nas questões e determinações, objetivas e subjetivas, dessa conjuntur a, o que fica expresso nas diferentes contribuições aqui reunidas, que dialogam entre si ao refletirem sobre o problema das insurreições, das autonomias e do lugar no anarquismo nesses processos.

[1] O presente livro é o segundo volume da Coleção Pensamento
Insurgente.
[2] O seminário foi realizado nos dias 30 de junho, 1, 2 de julho de 2015 na UERJ, organizado pelo Núcleo de Estudos do Poder/NEP-UFRRJ (grupo de pesquisa registrado no CNPq) com apoio: FAPERJ, por meio do edital Apq2/2014; do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II; do Departamento de Sociologia do CEFET; do OTAL-UFRJ. Registramos nosso agradecimento especialmente ao professor Luiz Felipe Bon, do Colégio Pedro
II, pelo apoio na organização do evento. O seminário faz parte de uma linha de pesquisa do NEP intitulada &l dquo;Anarquismo, Pensamento e Práticas Insurgentes”.

Em breve estará disponível a versão impressa. Baixe aqui o livro
Pensamento e Práticas Insurgentes completo:

https://nepcpda.files.wordpress.com/2016/08/livro_appi_completo.pdf

This entry was posted in Guerra Social, Publicações, Rio de Janeiro. Bookmark the permalink.