[RJ] Ato “Maré Resiste – Contra à Militarização das Favelas”

75986_233866180130087_1891175704_n

retirado do blog Autogestão:

No dia 05/04/2014, xs moradorxs e apoios do Complexo da Maré (favela do norte do Rio de Janeiro) foram as ruas mostrar suas indignações contra a militarização que esta está passando.

A uma semana, a comunidade passou pelo processo de “pacificação”, um processo que foi confuso e problemático para os moradores e arredores que levou a morte de 16 pessoas, sendo que uma dessas era uma criança de 15 anos executada com um tiro na nuca. Após uma semana o governo do Estado do Rio de Janeiro mandou as tropas do exercito entrarem no complexo. O que já não era uma convivência saudável com o tráfico, mas que havia de certa maneira um respeito, piorou coma entrada da polícia e acabou de vez com alguma forma de paz para a vida dxs trabalhadorxs que moram na Maré e seus filhxs. Desrespeito, tensão, insegurança agora é algo que os moradores tem que conviver no seu dia a dia, além de terem que conviver com um cenário de guerra que se instala em suas ruas, tento que abrir a porta de casa e se deparar com tanques de guerra, blindados entre outras coisas.

A manifestação que em seu começo não mostrava muita adesão da população, ate por causa do medo que se instalou, logo se inverteu e os moradores aderiram em massa a atividade.

DSC0131DSC0138

DSC0146DSC0154

 

This entry was posted in Copa do mundo, DESALOJO, Guerra Social, presxs, Rio de Janeiro, Solidariedade. Bookmark the permalink.