[Paraguai] Assunção: Biblioteca Anarquista “O Despertar”

Retirado de ANA:

A Biblioteca Anarquista “O Despertar”, localizada em Assunção, no Paraguai, completa nove anos no mês de maio. Segue aqui sua pequena história.

Desde 2007, e com ritmo acelerado, se acumularam materiais e aqueles que se dedicaram a dar vida a este projeto. Assim, desde 2008 a biblioteca começou a funcionar, ainda de forma mais ou menos clandestina.

Então veio a biblioteca da Comuna de Emma, Chana e todos os demais, que foi uma área de construção proposta por um grupo de pessoas anarquistas, feministas, anarcofeministas, antimilitaristas, queer, anarcopunks…

Esta Comuna contava com um espaço físico, onde viviam os compas do espaço, que era alugado e sustentado com fundos próprios.

No local se realizaram várias atividades de difusão anarquista, tais como oficinas, palestras, conversas e afins. Também a Comuna participou em diversos processos político-sociais pelo qual o território passava na época.

A biblioteca nesse espaço funcionou até o ano de 2009. Depois os livros ficaram encaixotados por uns pares de anos até a obtenção de novo espaço físico.

No ano de 2011 a biblioteca seguia adiante no bairro de Sajonia (em Assunção), pelas mãos do Grupo de Afinidade Anarquista Panambi hu, formado por anarquistas, feministas, anarcopunks e queers, também em um espaço físico no qual viviam vários companheirxs, em local também alugado, quando a biblioteca atua sob o nome de Biblioteca Popular e Libertária Felix Cantalicio Aracuyu.

Já no ano de 2012 se promovia a biblioteca de modo que pudesse difundir o anarquismo e sua teoria; nesse espaço físico se realizaram diversas atividades de difusão como os ciclos de cinema libertários, anarcofeministas, distópicos, pós-porno, jornadas anarquistas feministas, grupos de leitura, oficinas de serigrafia, difusão de fanzines, conversas anarquistas, concertos e muitas outras atividades. Até o ano de 2015 a biblioteca funcionou no mencionado lugar, até que com a dissolução do grupo de afinidade ela toma novos rumos.

No ano de 2016 o projeto da biblioteca é retomado, sob o nome de BIBLIOTECA ANARQUISTA O DESPERTAR, com os companheirxs anarquistas que vieram do Grupo de Afinidade Panambi hu, bem como outras individualidades também anarquistas, anarcopunks e anarcofeministas, em um espaço também alugado onde igualmente vivem os companheirxs anarquistas.

A biblioteca segue hoje em dia crescendo com textos de pensadores e ativistas anarquistas, feministas, queer, libertárixs, filosóficos, anticlericais, animalistas, musicais e de outras índoles. Recebem-se doações de todos os lugares do planeta, já que no Paraguai sempre foi muito difícil obter materiais dessa natureza. A biblioteca conta atualmente com o seguinte e-mail: autonomiazine[ a] riseup.net, sempre aberto e esperando a visita de companheiros com afinidades anarquistas de todos os cantos.

A difusão do anarquismo no Paraguai se torna um tanto complicado e acreditamos que isso em grande parte se deve a falta de tempo e de pessoas para participar das atividades, graças ao Sr. Capital e ao trabalho assalariado.

Sublinhe-se que desde 2008 estamos nos articulando não apenas a biblioteca anarquista, mas também em vários outros lugares, pois como anarquistas acreditamos em lugares para desestruturar e incendiar as estruturas políticas e morais do sistema capitalista em que vivemos.

Biblioteca Anarquista O Despertar, Assunção – Paraguai.

P.S: Para doações de livros dentro do território brasileiro disponibilizamos o seguinte contato: liberto [a] riseup.net.

This entry was posted in Guerra Social, paraguai. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *