[REPÚBLICA TCHECA] ANARQUISTA IGOR CHEVTSOV SERÁ JULGADO POR INCENDIAR A CASA DO MINISTRO DA DEFESA E PELOS GRAFFITIS

Recebido no email:

Este será o primeiro julgamento dentro da operação policial Fênix e acontecerá em 26 e 27 de abril na Corte de Justiça da Cidade de Praga. Igor é acusado de atacar (possivelmente inventado) a casa do Ministro da Defesa da República Tcheca, Martin Stropnítski, com coquetéis molotov.
Primeiramente, a Corte de Justiça Distrital passou este caso para a Corte de Justiça Suprema por causa de “qualificação insuficiente” – segundo a Corte de Justiça Distrital eram evidentes as marcas de um ataque terrorista.
A casa que foi atacada é a moradia do Ministro da Defesa da República Tcheca, onde ele reside com a sua família; assim, foi “criada ameaça à vida do Ministro e à defesa do país”.
A Corte de Justiça Suprema aceitou esta argumentação e passou o caso para a Corte de Justiça da Cidade de Praga, onde ele, possivelmente, será qualificado como terrorista.
Durante o assim chamado ataque ninguém se feriu, inclusive, nem a casa foi atingida; além disso, o próprio Igor não poderia estar naquela hora e naquele local. No momento do incidente – de acordo com o relato que o filho do Ministro mencionou em seu primeiro testemunho – Igor não poderia estar fisicamente próximo da casa. Apesar disso, Igor ficou 3 meses preso em uma
prisão tcheca e somente em setembro de 2015 foi libertado com uma fiança.
Ele teve que concordar em não sair do país e semanalmente passar pela verificação de presença em uma delegacia local.
Caso Igor seja declarado culpado ele poderá ficar preso por 15 anos. Se você está em Praga ou vai para lá nestas datas, chame amigos, amigas, e vá apoiar este companheiro, amigo e  anarquista!

A solidariedade é a nossa arma!

This entry was posted in Guerra Social, presxs, Projeto Fenix, Republica Tcheca, Solidariedade. Bookmark the permalink.