[POA] Semana de agitação pelxs presxs anarquistas

Recebido no email:

porto-alegre-rs-evento-sacco-e-v-1

Afiche semana agitação

O 23 de agosto de 1927 foram executados Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti, na cadeira elétrica sob a acusação de homicídio dum contador e um guarda. Pouco importa se foram inocentes ou culpáveis das acusações feitas pelo sistema judicial norteamericano. O que é inegável é que eles foram assassinados por serem anarquistas,  o que significava naquela época como agora, estar numa posição de confronto permanente com as ordenes hierárquicas e autoritárias.

A morte do Sacco e Vanzetti foi um fato determinante em nossa negra historia anárquica. Sua detenção durou 7 anos desde que foram pegos ate sua execução. Foi a partir destes eventos que a solidariedade anarquista mostrou suas duas características mais importantes: seu caráter combativo, seu internacionalismo e a afinidade que ia além das a diferencias pois ambos eram imigrantes italianos nos Estados Unidos. Os inumeráveis protestos, sabotagens, greves e publicações ao longo do mundo fortaleceram a longa historia da solidariedade com xs presxs e são ainda uma mostra importante da quebra de fronteiras pela ácrata.

Inicia-se nesta memoria a semana de agitação pelos presxs anarquistas, encontro que transcende tempos e espaços através da agitação anárquica anticarcearia como arma de confrontação e abraço de companheirismo.
A crescente criminalização da solidariedade com os presxs anarquistas, a operação pinhata em Barcelona por solidarizar com Monica e Francisco, a persecução axs compas da CNA de Mexico, e o sequestro do compa Enrique vista dos presxs Nataly e Juan em Chile mostra como esta arma de combate incomoda aos estados que procuram apagá-la de formas ruins perseguindo aos compas solidarixs o ate sequestrando-os. Longe de deixar nos amedrontar por este tipo de golpes de volta, a solidariedade anárquica precisa se expandir ainda mais nesta semana, como mostra de uma memoria presente, e todxs os dias como pratica combativa constante.
Atividades:
Domingo 23 de agosto (às 15hs): Feira, exposição, debate. Memoria Rebelde. Atualidade e projeção.
Quinta 27 de agosto (às 17hs): Apresentação  do Caso Bombas 2 no Chile e escrita de cartas aos compas Nataly, Juan, Enrique e Guillermo.
Sábado 22 de agosto (às 15hs): Apresentação dos casos de longa sentença e escrita de cartas aos compas Gabriel Pombo da Silva, Marco Camenish, Caso Security (Juan, Fredy y Marcelo) e Claudio Lavazza.
Do 23 ao 30 de agosto: banca de material anticarcerario

Na semana de agitação pelxs compas anarquistas presxs, a 88 anos da morte de Sacco e Vanzetti.
Pela solidariedade anárquica
Biblioteca Kaos
Rua Alberto Torres
Porto Alegre

 

 

 

This entry was posted in Eventos, Guerra Social, Memoria Combativa, presxs, Sacco e Vanzetti, Solidariedade. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *