[Chile] Companheirxs presxs após atentado á estação do metro Las Condes

Nota de Cumplicidade :

Sobre os últimos acontecimentos no Chile.

No dia 8 de setembro, ao meio dia, explode uma bomba dentro da estação de metro Las Condes em Santiago. Mais de 14 pessoas acabaram feridas após a explosão. Durante mais de duas semanas, a mídia corporativa goza deste show sensacionalista para fazer especulações sobre os autores dos fatos. Companheirxs anarquistas da região também acabaram se posicionando ao respeito (aqui). No dia 18 de setembro, um comunicado reivindicando o ataque saiu na pagina de contra informação Contra Info (aqui) assumindo o ataque e as suas consequências, assinado como Célula Conspiracion del Fuego- Chile. No mesmo dia, três pessoas foram detidas e no dia 23 foram formalizadas. Pelo qual reproduzimos aqui a nota da CNA-POA e convidamos as pessoas, grupos e individualidades a se solidarizar com xs companheirxs e contra toda essa onda de repressão e perseguição que atinge xs anarquistas no Chile. Além de nossas diferenças com a realização do ataque à estação de metro, reconhecemos no atuar do estado chileno, uma tentativa de calar os rebeldes. Pois, sabemos que ao se tornar realmente perigosos para o estado chileno, xs anarquistas e os espaços nos quais se desenvolvem, se voltaram também os seus principais inimigos… Mandamos então, muita força e carinho para todxs xs que, frente à perseguição e a prisão, ficam com os passos firmes no caminho tormentoso da anarquia…

Companheirxs presxs após atentado á estação do metro Las Condes

No día 18 de setembro, Juan Flores, Nataly Casanova y Guillermo Duran foram detidos pela polícia que os acusa dos últimos ataques na cidade de Santiago, reivindicados pela Conspiração internacional pela vingança (ataque a duas estações policiais) e pela Conspiração Células do Fogo-Chile (ataque a estação do metro Las Condes).

No dia 23 de setembro, elxs foram formalizados dentro da lei antiterrorista, com as seguintes acusações:

  • Juan Flores: 5 cargos como autor do atentado ao vagão do metro Los Dominicos e ao Subcentro, as duas reivindicadas pela Conspiração Células do Fogo-Chile, Autor da dupla ação simultânea contra dois postos policiais reivindicada pela Conspiração internacional pela vingança, e Porte e elaboração de explosivos para ações terroristas.
  • Nataly Casanova:Acusada de dois cargos: 1 participante da ação contra um vagão do metro Los Dominicos.2. Porte e fabricação de material explosivo para ações terroristas.
  • Guillermo Duran:Acusado de Porte e fabricação de material explosivo para ações terroristas

O juiz René Cerda, estabeleceu prisão preventiva para Nataly e Juan, Prisão Domiciliar noturna para Guillermo e um prazo de 10 meses para o fiscal puder investigar o caso. Porém hoje, o arresto domiciliar noturno contra Guillermo foi modificado e ele ficou no arresto domiciliar total.

As evidencias apresentadas contra xs companheiros são imagens das câmeras de vigilância, um cartão do metro que teria sido usada para o transporte dentro do metro, e finalmente, uma suposta mostra de DNA do Juan y da Nataly encontrada nos restos duma mochila que ficou no vagão atacado na estação Los Dominicos.
Nataly ta detida na carcel de San Miguel, Juan na Carcel Santiago 1° e Guillerme na sua morada.

Anularam o juízo contra Victor Montoya

No 10 de setembro, a decidiu anular o juízo contra Victor Montoya no qual foi liberado da acusação de terrorismo pelo atentado ao retém da policia Viscachas. Ele vai enfrentar novamente um julgamento terrorista pelo Estado Chileno numa mostra de vingança e caça de bruxas após dos ataques ao metro Las Condes.

 

Força, apoio, solidariedade e anarquia com os companheirxs seqüestradxs pelo estado chileno!
Solidariedade sem fronteiras!

 

This entry was posted in Chile, Guerra Social, presxs, Solidariedade. Bookmark the permalink.