Blog de contra-informação Recife Resiste!

A comunicação autormal entre os seres que resistem e ofendem as distintas faces do sistema de dominação fortalecem e sintonizam lutas locais, regionais, internacionais. Potencializando coordenações, análises, solidariedades, criticas e um sem fim de possibilidades. É fecunda a iniciativa do coletivo de contra-informação Recife Resiste nesta obra, assinalamos um gesto cúmplice com a publicação de suas ideias.

apresentação e contato na internet:

recife resiste

Recife Resiste:

Uma dupla função

“Recife Resiste!” é uma expressão com uma dupla função: se referir a um grupo de pessoas e a um site. Isso pode gerar algumas confusões – nas nossas e nas suas cabeças. Porém que fique claro que isso é proposital, ou seja, o Recife Resiste! pretende ser tanto um coletivo de contra-informação quanto um portal catalisador das articulações dos movimentos e das resistências que se desenvolvem em Pernambuco.

O coletivo é o grupo de pessoas que administra o site, que escolhe como alimentá-lo e que produz tudo aquilo que é assinado como “Recife Resiste!”. O coletivo torna público as suas críticas e as críticas de outras orientações políticas comprometidas com a derrocada do capitalismo, trazendo elementos propositivos que mobilizem e não somente informem. Além da necessidade prática da existência de um coletivo para a continuidade do portal, entendemos que ele é importante por representar a possibilidade de veiculação de determinadas concepções. Usamos, portanto, o “Recife Resiste!” estrategicamente como uma ferramenta de diálogo com a esfera política local, nacional e internacional. Através dele deixamos claro nossos posicionamentos e podemos escutar críticas e refletir sobre os caminhos que estamos traçando em busca de novos horizontes. No momento, enquanto grupo de pessoas decidimos nos resguardar da participação em eventos públicos. Temos como perspectiva a transformação radical da sociedade e por conta disso tomamos algumas precauções. O mesmo vale para as nossas relações virtuais, com as quais temos um grande cuidado. Porém que fique claro que isso não nos trancafiou em nossas casas, nós acreditamos fortemente na construção baseada em interações pessoais e por isso continuamos nos movimentando incessantemente pela cidade.

Já o portal, é uma compilação de tudo aquilo que o coletivo acha que pode contribuir com a derrocada do capitalismo. Por conta de impossibilidades práticas, não temos como alimentá-lo somente com informações produzidas autonomamente. Esse é o motivo de muitas vezes sermos obrigados a colocar matérias de jornais corporativos. O raciocínio é simples: é melhor dar visibilidade para um protesto do que deixá-lo invisível, mesmo que olhemos para ele através das lentes elitistas da grande mídia. O nosso objetivo é que, algum dia, tudo o que for visto no site seja produzido por aqueles que vivem a resistência. Vemos o portal como uma arma a ser utilizada contra o capital, muito para além da divulgação das nossas próprias produções.

Contra-informação vs Mídia corporativa

A todo momento informações banais são colocadas em destaque nos noticiários da mídia corporativa. Diante desse cenário sufocante, o Recife Resiste! propõe uma outra cultura midiática: cria e faz circular aquelas informações colocadas em segundo plano pela grande mídia. Atento à abordagem discriminatória e depreciativa dos movimentos sociais, o Recife Resiste! é um projeto que tenta reunir informações ligadas aos acontecimentos políticos da região metropolitana.

Sempre em construção, o portal se propõe como um espaço de acesso à trajetória de resistência da cidade e redondezas. Agindo com práticas de contra-informação, o Recife Resiste! se coloca ao lado de perspectivas libertárias,que apontem para a construção da autonomia, criando um ambiente de aprendizagem política assentado em iniciativas de produção coletiva. Nesse sentido, o coletivo está atualmente envolvido diretamente em atividades de rádio, vídeo, mídia impressa e internet, mas também valoriza qualquer iniciativa que busque experienciar outras formas de comunicação radical e alternativa.

Sob a perspectiva da mídia radical, o Recife Resiste! vivencia novas possibilidades de criação e uso da informação livre, transpondo o fluxo emissor-receptor reproduzido pelos tradicionais veículos de informação e dando espaço aos processos de comunicação em que cada receptor se torna um emissor em potencial. Não somos profissionais da comunicação, não carregamos diplomas nem somos assessores de imprensa. Nossa movimentação é estimulada por uma concepção política da comunicação, por isso é que aqui estamos. Ao se distanciar do processo hegemônico de produção e consumo de informação, o Recife Resiste! pretende, em um futuro não muito distante, criar e potencializar meios de comunicação populares, facilitando a articulação política e a comunicação das periferias, tornando crescente as práticas contestatórias.

Enquanto a mídia corporativa, ligada a espetacularização da sociedade, se encontra totalmente vendida aos interesses comerciais, a contra-informação que vivenciamos não se restringe a meios de distribuição e consumo de informação, mas torna-se um lugar de troca de experiências e conhecimentos; estimula o questionamento e a emancipação, propõe diálogos e intervém como facilitadora na aproximação entre política e cotidiano, contribuindo dessa maneira para que as pessoas tomem as rédeas de suas próprias vidas.

Nenhum passo atrás!

Em um mundo de cifras…

Para o Recife Resiste! a necessidade de se colocar em posição de confrontamento ao capitalismo vem assumir uma importância central. Esse posicionamento dialoga com infinitas tradições de grupos e indivíduos que não se conformaram e que, ao contrário, dedicaram sérios esforços à reedificação do mundo e à transformação da vida em alguma parte do mundo e em algum momento da história recente. Não enxergamos esta tradição na política partidária, inclusive no que chamam de esquerda, porque não acreditamos que uma organização centralizada e burocratizada construirá alguma alternativa.

O capitalismo significa a centralidade do sacrifício do trabalho em nossas vidas, o esgotamento pleno em função da produtividade por ela mesma, isto é, voltada apenas para o acúmulo de capital. Este sistema produz uma dinâmica baseada na subordinação do mundo em função de sua manutenção. Funciona, também, como uma lente que reforça a separação da humanidade com a natureza para assim estabelecer uma relação de dominação. Criando contextos esquizofrênicos como o de Recife, cujo sol ardente durante o ano inteiro não faz sentido sem árvores, entretanto o capitalismo derruba as árvores e nos oferece em troca o protetor solar.

O capitalismo não é apenas um empreendimento sócioeconômico, é um modo de vida total, uma percepção que molda a realidade, uma fantasia que desencadeia paixões em mentes submersas. Precisamos libertar nossas mentes e corpos dessa escravidão para dar espaço a novas descobertas. Nos recusamos a ser mercadorias vendidas em queimas de estoque.

Não dizemos que a sociedade pós-capitalista é a etapa final das realizações humanas, mas estamos convencidos de que o processo insurrecional de superação do capitalismo é a urgência mais evidente do tortuoso caminho que trilha a emancipação humana.

Como funciona o site?

Notícias

Aqui encontram-se notícias relacionadas às lutas sociais, à resistência, à organização e à repressão que sofrem as pessoas que decidem não se conformar. Essa seção é atualizada diariamente através de uma compilação das notícias dos principais jornais da mídia corporativa e nos sites dos movimentos sociais da região, além das contribuições que nos são enviadas via e-mail e que produzimos.

Artigos

Neste espaço é onde publicamos a maioria de nossos textos e também outros que não escrevemos mas achamos importante por trazer uma reflexão, uma denúncia, um depoimento ou um relato que merece ser divulgado. Aqui não há uma frequência bem estabelecida das publicações.

Agenda

A agenda é uma tentativa de organizar um calendário com atividades, festas, reuniões, protestos e greves em Recife e seus arredores. Ajude-nos enviando por e-mail se souber de algo para que assim possamos divulgar!

Vídeos

Buscamos montar um acervo de vídeos que dão visibilidade a contextos de resistência. Postamos produções nossas e de outras pessoas que tentem cobrir, trazer reflexões ou denunciar algo. Materiais que caminham nesse sentido são bem-vindos!

Rádio

Aqui pretendemos transmitir e arquivar programas de rádio que nos tragam temas e questões para fortalecimento de lutas. Transmissões de notícias, entrevistas, eventos ou debates têm um poder de fazer circular ideias e possivelmente promover boas articulações entre os pares resistentes!

Zines (seção a ser criada)

A publicação de zines nessa seção tem o sentido de fazê-los circular virtualmente e facilitar também sua circulação impressa. A ideia é fazer ecoar ideias e temáticas que confrontem a lógica vigente e que também venham a afirmar contextos emancipatórios. Tragam para a gente o que vocês acham que vale à pena ser veiculado e que consoa com isto.

—-

Construam o Recife Resiste!

Na lógica corporativa, a mídia se consolida como a grande produtora de cultura, cabendo a nós o papel de meros consumidores. Esses tradicionais veículos de informação se utilizam do fluxo emissor-receptor, onde não há reciprocidade entre os lados envolvidos. Os receptores desconhecem o seu potencial enquanto emissor. A contra-informação que vivenciamos não se restringe a meios de distribuição e consumo de informação. O Recife Resiste! busca novas possibilidades de criação e uso da informação livre, estimula o questionamento e a emancipação.

O nosso objetivo é que, algum dia, tudo o que for visto no site seja produzido por aqueles que vivem a resistência. Vemos o portal como uma arma a ser utilizada por vocês. Em momentos de grande efervescência, como os protestos contra os aumentos das passagens de ônibus, esse papel já tem sido ensaiado, porém não sabemos ainda ser muito eficazes na tarefa de estimular a produção e o envio para o portal – talvez essa tarefa não seja somente nossa.

Para que o Recife Resiste! crie, potencialize e proponha diálogos, intervindo como facilitador na aproximação entre política e cotidiano, é necessária a participação de todos. Comente nas postagens, encare esse espaço como um possível fórum onde suas opiniões podem ecoar e serem criticadas. Divulgue as notícias, é muito difícil deixar de ser invisível em um mundo de tantos estímulos. E, o mais importante, enviem textos e informações sobre as lutas de Pernambuco. Tudo isso será mais do que bem-vindo!

reciferesiste@riseup.net

This entry was posted in Guerra Social. Bookmark the permalink.