[RJ] Sexta-feira, 20/06 – Lapa: Chegou a hora de mostrar pros turistas também qual é o problema da Copa do Mundo.

Retirado de Autogestao:

20jun2014---ativistas-penduram-faixa-contra-a-fifa-nos-arcos-da-lapa-no-rio-de-janeiro-durante-protesto-1403314301410_956x500

Nesta sexta-feira, 20/06/14, três eventos de resistência se encontraram na Lapa, no centro da cidade. O primeiro, a Festa Junina “FIFA Go Home” da FIP (Frente Independente Popular); o segundo, a manifestação da greve dos professores que foi da Candelária até a Lapa; e o terceiro, a manifestação “Ditadura Carioca”, relembrando os levantes de junho, e em especial o dia 20 de junho de 2013, quando 1 milhão de pessoas foram às ruas e uma enorme violência policial tomou conta da Lapa para tentar conter a revolta popular. Um quarto evento também aconteceu da Candelária até a Prefeitura, foi a manifestação “20J: O Retorno do Gigante”, uma iniciativa nacional de pessoas indignadas, chamando a população pra relembrar o dia 20 de junho e protestar por melhoras na educação, saúde e transporte.

Os três eventos se encontraram próximo aos arcos da Lapa por volta das 19h. A manifestação “Ditadura Carioca” seguiu pela Rua Mem de Sá, na direção da “Lapa branca”, a parte onde ficam os bares mais caros da Lapa, e que hoje em dia é um reduto da classe média e dos turistas estrangeiros, que há alguns anos invadiram a área transformando o antigo bairro boêmio em atração turística. A tropa de choque também relembrou o dia 20 de junho de 2013, ela veio em peso acompanhar a manifestação com dezenas de caminhões do choque, centenas de policiais, e um helicóptero. Os manifestantes não eram muitos, mas o medo da policia de que estes se encontrassem com os turistas e atrapalhassem a diversão na “cidade maravilhosa”, fez com que ela agisse rapidamente de forma truculenta. A policia tentou impedir os manifestantes de fechar a Rua Mem de Sá com violência e com bombas de gás lagrimogêneo. Uma fumaça de gás lacrimogêneo se espalhou pela rua atingindo também as pessoas que estavam bebendo nos bares. No meio dessa confusão, muitos bares da rua fecharam as portas com pressa. Os turistas gritavam coisas em inglês, sem entender o que estava acontecendo. Um deles me perguntou:“What’s the problem?” (Qual é o problema?). Respondi que o problema era a Copa do Mundo. Ele reagiu assustado, dizendo: “então o problema sou eu?!”. O problema não é só você, são todas as pessoas e tudo o que colabora com a Copa do Mundo da miséria, da violência e da exploração.

A manifestação teve que retornar aos Arcos da Lapa, escoltada pela tropa de choque. Apesar de 7 pessoas terem sido detidas, maioria por porte de máscaras (segundo a mídia burguesa), um grupo de manifestantes ainda conseguiu continuar a passeata pelas ruas dos arredores da Lapa durante algumas horas. Enquanto isso, a Festa Junina da FIP rolava debaixo dos Arcos da Lapa. Uma faixa escrito “FIFA Go Home” foi estendida nos Arcos, que estavam incrivelmente brancos e limpos, como nunca se viu no Rio de Janeiro. Essa deve ser a limpeza urbana e o cuidado com o patrimônio histórico “padrão FIFA”. E uma pena que os hospitais, as escolas e todos os outros serviços básicos, não entraram para a lista de “agrados” à FIFA.

Um enorme contingente da “Lapa presente”, uma divisão de polícia criada este ano especialmente para proteger os turistas na Lapa, se pôs em torno da Festa Junina de rua da FIP. As tradicionais Festas Juninas de rua foram proibidas em cidades como Salvador, por exemplo, durante a Copa do Mundo, por isso a FIP decidiu fazê-la em solidariedade à essas cidades, e contra as regras impostas pela FIFA, exercendo o direito à livre expressão da cultura popular. Diversos artistas de rua e artistas populares se apresentaram durante a festa. O microfone também ficou aberto para qualquer pessoa que quisesse se expressar. Apesar do cordão com centenas de policiais da divisão “Lapa presente” e do helicóptero que não parou de girar em torno da festa durante a noite, a Festa Junina aconteceu como prevista. Foi uma ótima noite ocupando as ruas e o espaços tomados pelos turistas e pela polícia. Seguimos pulando a fogueira, até que o circo pegue fogo de verdade.

FIFA GO HOME!!!

 

This entry was posted in Copa do mundo, Guerra Social, Rio de Janeiro. Bookmark the permalink.