Recife [PE] Protesto em Casa Amarela contra ameaça de remoção do comércio informal

Retirado de Recife Resiste:

cavaleroa3e3dc35fc5bbd8aea66850d9808ea4a

Protesto em Casa Amarela contra ameaça de remoção do comércio informal

Na manhã desta terça-feira (dia 11 de março) aconteceu um protesto no centro comercial de Casa Amarela, na esquina da Estrada do Arraial com a Rua Padre Lemos. O protesto foi motivado por uma intimação da prefeitura para que as/os comerciantes da área em torno do cemitério e da feira livre de casa amarela retirassem suas barracas imediatamente, sem garantir a(o)s mesmas/os um alternativa concreta para a realocação das/os trabalhadoras/es informais.

A proposta da prefeitura seria realoca-las/os no pátio da feira livre, alterando assim a atividade laboral de cada um(a). Quem agora trabalha com borracharia, fiteiro, lanches, crédito de celular, entre outras atividade passaria a trabalhar na feira com a venda de verduras, legumes, frutas ou cereais no caso das realocações para outro espaço do mercado de Casa Amarela. As/os ambulantes não aceitam essas alterações, visto que estas/es já estão integrados a suas rotinas de trabalho e mercadorias comercializadas. Também alegavam já terem, aqueles ramos, o seu abastecimento e a criação destes postos poderia saturar estes setores já ocupados por outras/os comerciantes.

A manifestação conseguiu interditar ambas as vias através da queima de alguns materiais como pneus e paletes. Não houveram incidentes com as forças polícias que estavam presentes em grande número (7 viaturas, sendo 2 do GATI e mais allgumas motos). Esta é uma região com grande fluxo de pessoas durante o dia, devido a importância do centro comercial e dos colégios ao redor, grande parte destas pessoas que viam a mobilização estavam apoiando o protesto.

A manifestação foi encerrada às 10:30 com a garantia de um encontro com o Secretário de Governo para tratar do caso. A reunião foi marcada para as 11h desta quinta, às 18h haverá uma reunião entre as/os comerciantes para realizarem o repasse do encontro com o secretário.

 

 

 

This entry was posted in DESALOJO, Guerra Social, Recife. Bookmark the permalink.