[RJ]: POLÍCIA PRENDE DEZENAS DE ATIVISTAS NO RIO NA VESPERA DA FINAL DA COPA DO MUNDO

Info retirada de Autogestao:

rj

sábado, 12/06/14, véspera da final da Copa do Mundo, em torno de 20 ativistas foram presos no Rio de Janeiro. 60 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária foram expedidos contra pessoas acusadas de participar de movimentos sociais. Até agora 20 deles foram cumpridos. Os mandatos são de 5 dias de prisão preventiva. Os ativistas foram levados à Cidade da Policia no Rio de Janeiro, um grande complexo de delegacias criado para centralizar informações e ações da policia. Em seguida elas serão encaminhadas para o complexo penitenciário de Bangu ainda hoje. Há informações de que elas serão levadas para Bangu 8.
Na véspera da final da Copa do Mundo, quando uma grande manifestação “Não vai ter Copa” estáprevista para acontecer, essas prisões, sem nenhuma justificativa real, só servem para criminalizar e conter os movimentos sociais. “O curto prazo de prisão, evidencia o propósito único de neutralizar, reprimir e amedrontar aquelxs que tem feito da presença na rua uma das suas formas de expressão e luta por justiça social.” (Justiça Global)

Um dxs presxs conta que a polícia apreendeu em sua casa somente seu celular, uma mascara de gás e uma camiseta de um encontro de movimentos sociais. Os mandatos de prisão começaram a ser cumpridos por volta das 6h30 da manha. Os presos foram chegando na cidade da policia mais ou menos ao mesmo tempo, por volta das 7h30. Ao chegarem na delegacia, o único preso que estava algemado era um ativista negro.

Essa não foi a única medida tomada pelas autoridades para acabar com a manifestação na final da Copa do Mundo: um efetivo de 30 mil policiais foi chamado para fazer a “segurança” do Maracanã; e a região em torno do estádio já esta fechada a partir de hoje. Não podemos continuar vivendo nesse Estado de Exceção, onde pessoas são presas simplesmente por exercerem seu direito de se manifestar. Esta Copa do Mundo já foi a Copa do Mundo das remoções, das UPPs, da violência e dos assassinatos pela polícia, e também esta sendo a Copa que quer calar a boca de todxs aquelxs que se revoltam contra a miséria, a exploração e as injustiças cometidas para esse evento.

ABAIXO A DITADURA E O TERROR DE ESTADO!

 

This entry was posted in Contra-Informação, Copa do mundo, Guerra Social, presxs, Rio de Janeiro, Solidariedade. Bookmark the permalink.